quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PAIS E FILHOS

Esta canção fala exatamente do que diz o título, a relação entre pais e filhos, a relação das famílias e todos os conflitos, perturbações, medos, laços e sentimentos inerentes a elas. Foca muito o lado dos filhos principalmente, do cuidado que os pais devem ter com eles, na sua criação, no suporte emocional que os pais devem dar aos filhos, mesmo que estes não o compreendam bem. Fala de educação, um pouco de religião e de morte.
______________________________________________

"Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender"

Nessa estrofe Renato retrata o suicídio de uma jovem, e ao se referir a estátuas, cofres e paredes pintadas (pinturas de arte) nos mostra que ela era de classe alta. E o fato de "ninguém" entender uma jovem que tinha "tudo" se matar, e ao mesmo tempo dando a entender que ela era incompreendida.

Então ele já começa a música com um ato extremo, como consequência de uma relação familiar conturbada, tumultuada , onde podemos entender que a jovem passava por grandes conflitos, mas seus pais provavelmente por considerar que dinheiro é tudo, não prestavam a devida atenção nela, possivelmente não davam afeto, o que levou a jovem a se suicidar.
______________________________________________


"Dorme agora
É só o vento lá fora
Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três"

Nos primeiros dois versos dessa estrofe, entendo que é um pai colocando seu filho para dormir em um dia de tempestade, quando os ventos uivam pelas janelas e as crianças ficam com medo.
Nos próximos versos, são frases típicas que filhos em diversas idades falam com os pais. Retrata também das fases de crescimento de uma criança, o comportamento nas diversas fases.
______________________________________________


"Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito"

Aqui Renato faz referência à religião, mas principalmente, do orgulho de todo pai em fazer planos e considerar seus filhos as pessoas mais importantes da vida deles. Todo pai quer o melhor para o filho, pelo menos na teoria, desde a gravidez, o nascimento, na fase de criança, pré-adolescência, o discurso dos pais são regados de orgulho. O filho deles são sempre os melhores, estão sempre em primeiro lugar, são os mais bonitos, os mais perfeitos. Então nome de santo, porque todo pai, um dia, no imaginário deles, considera os filhos como sendo santos de fato. Como quem diz, "meu filho não faria isso", "meu filho é diferente".
______________________________________________


“É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há”

Nesses versos Renato deixa claro que o mais importante numa relação familiar é o amor, é viver bem o presente, amando as pessoas, fazendo o bem, pois um dia todos morreremos, amanhã nossos pais podem não estar mais vivos, ou mesmo os filhos podem morrer antes, como a menina que se jogou do quinto andar. Então nos dá um recado, vamos aproveitar para amar as pessoas enquanto estamos vivos.

Sinceramente este verso já virou um clichê, mas nunca vai deixar de ter importância. Eu até hoje tento levar essa doutrina para a minha vida. Amar as pessoas como se não houvesse amanhã. É difícil as vezes no dia-a-dia, no transito, no trabalho e mesmo no ambiente familiar, mas na verdade é um exercício. Vamos deixar de lado as diferenças e nos amar!
______________________________________________


“Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais”

A primeira estrofe possui uma ordem cronológica, e fala do crescimento, amadurecimento e envelhecimento de uma pessoa. Nesta estrofe talvez o Renato tenha igualado a criança e adolescente de hoje com o adulto e idoso de amanhã. No primeiro verso da primeira estrofe coloca uma pergunta geralmente feita por uma criança, no segundo, uma pergunta feita geralmente por um adolescente, retratando o crescimento, a perda da ingenuidade da criança. Em seguida a fala de idosos que são cuidados por seus filhos.

Nas estrofes seguintes é falado dos vários arranjos de famílias existentes. Ainda segue certa ordem cronológica, fala de uma fase em que não existe mais ingenuidade, pais separados, filhos abandonados, filhos revoltados e no final uma família tradicional.
______________________________________________


“É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer”

Na segunda estrofe Renato coloca o ser humano, mas principalmente ele como insignificante. Somos tão pequenos, nossa passagem de vida é tão curta, o universo é tão grande, que nossas brigas, nossos conflitos, nossos orgulhos tornam-se mais insignificantes ainda. Então vamos deixá-los de lado e amar as pessoas, e fazer o bem. Por outro lado ele, o Renato, é um só em meio da multidão, meio que está sozinho nessa tarefa de alertar as pessoas, e que por mais que ele se empenhe em gritar ao mundo, vai ser sempre insuficiente para mudá-lo. O próprio Renato fala que nós esperamos dele respostas que ele não tem.

No final ele se distancia, não se coloca nem como pai, nem como filho. É uma terceira pessoa, madura, “sensata”, que aconselha um filho. Demorei a interpretar em que papel Renato se colocou aqui. Dos avós? De um amigo? Um parente? Um professor? Um padre? Talvez seja mais uma referência a educação e religião. São frases geralmente que ouvimos dos nossos avós, de professores ou mesmo de religiosos.

No final ele iguala os pais aos filhos, dizendo que são tão crianças quanto eles, e o que eles serão quando crescerem. Uma das frases mais odiadas pelos adolescentes é as que comparam aos seus pais. Então, ao mesmo tempo em que é um conselho, para o adolescente é uma provocação, pois ele esta num momento de ruptura com a família. Mas não deixa de ser um recado de quem já passou por isso, de quem chegou à conclusão que no final ficamos mais parecidos com nossos pais do que imaginamos, e que a adolescência é só uma fase, que vai passar e no final daremos razão aos nossos pais.

Concluindo, considero que Renato quis com essa música se colocar no papel de um educador, um delator, alertando para os conflitos familiares e suas conseqüências para os jovens, pedindo esperança e amor aos pais e filhos, aos pais que deem mais suporte emocional aos filhos e que os filhos compreendam seus pais, enfim, que os laços de família e religião sejam reforçados.




9 comentários:

  1. excelente análise, mt bom

    ResponderExcluir
  2. Amei! Que bom que ainda existem pessoas que param para analisar letras musicais. Isto só reforça o POETA que foi Renato Russo. Análise perfeita. Havia feito a minha, mas esta ratificou fatos relevantes existentes na música. Você conseguiu ir além...
    Obrigada por esta oportunidade. Gostaria que nossa juventude passasse a questionar letras musicais ao analisá-las. Perguntariam:
    Por que hoje não temos músicas tão profundas?
    Saudades de sucessos como os de Raul Seixas, Renato Russo, Cazuza, Zé Ramalho, Marisa Monte, Djavan, Zeca baleiro, Milton Nascimento, Roupa nova.... Grandes nomes de nossa MPB. Uns infelizmente partiram, mas os outros?
    A Mídia os enjaularam?
    Mais uma vez OBRIGADA pela análise musical!!!! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellenah, muito obrigado pelos elogios! Fiquei realmente muito feliz que tenha te tocado! Me motivou a continuar escrevendo! A próxima música analisada será Meninos e Meninas. Um abraço, Pear

      Excluir
  3. Muito bom, parabéns!... mas cadê mais músicas cara?? hahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, encontrar alguém como você. vc conseguiu me esclarecer pontos que antes não conseguia entender e saber que renato ainda continua vivo nas suas poesias cantadas, perfeito. Força Sempre

    ResponderExcluir
  5. também sou um grande fã da LEGIÃO URBANA e do RENATO. Tenho todos os cd's da Banda, inclusive o BOX deles. Gostei do teu pensamento com relação essa letra. vou acompanhar teu trabalho.
    Parabens.
    Se tiver alguma novidade, taí meu email: manfredinni.russo@gmail.com
    Valew.

    ResponderExcluir
  6. Você foi esclarecedor em todos os pontos. Nao imaginava que o as perguntas sobre o ceu é azul tinha haver com a infancia e depois as outras perguntas dao seguencia ao seu crescimento.
    Tem vários trechos que vi de outro angulo.
    Eu antes de ler estava pensando sobre esta música e pensei que Estatuas e cofres e paredes pintadas, queria dizer que era uma pessoa paralizada, com muitos segredos e que disfarçava suas angústias com uma mascara social.
    Foi o que eu achei, será que faz sentido tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora, mas faz todo sentido, o cofre é onde guardamos nossos bens mais valiosos, no caso os segredos dele! Um abraço!

      Excluir
  7. http://luisbarbaro.blogspot.com.br/2014/01/faroeste-caboclo-saga-de-joao-de-santo.html

    ResponderExcluir